Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Homenagem a Nicolau de Figueiredo

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Os músicos Marília Vargas, Juliano Buosi e Fernando Cordella estão à frente do projeto “Homenagem a Nicolau de Figueiredo” que prevê o lançamento de um CD e de um livro, reunindo as partituras dos ornamentos feitos por Nicolau de Figueiredo para oito das “Nove Árias Alemãs” de Georg Friedrich Haendel.

Em sua coluna desta sexta-feira (11), João Marcos Coelho explica que “o trabalho de ornamentações é uma prática comum dos especialistas no período barroco, já que era um costume “enfeitar” o Da Capo (ou a repetição da primeira parte) das árias”.

Nicolau de Figueiredo nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1960 e faleceu em 6 de julho de 2016. Estudou piano, órgão, cravo e música de câmara no Brasil com Roberto de Regina. A partir de 1980, na Europa, teve aulas com nomes como Kenneth Gilbert, Scott Ross e Gustav Leonhardt. Ganhou vários concursos internacionais e foi professor de canto no Conservatório de Paris.

As árias ornamentadas por Nicolau de Figueiredo já foram gravadas e contam com as participações dos músicos Juliano Buosi, Fernando Cordella, Ricardo Kanji, Natalia Chahin, Alberto Kanji, Guilherme de Camargo, William Takahashi, João Rival, André Mehmari e Dirceu Saggin, além da voz de Marília Vargas. Agora, o grupo está lançando uma campanha de financiamento coletivo para a produção de um livro com as partituras com os ornamentos de Nicolau junto com o CD.

Para ilustrar o seu comentário, João Marcos Coelho apresentou para os ouvintes do Estação Cultura, a quinta das nove árias alemãs de Haendel, originalmente publicadas em 1724: “Singe, Seele, Gott zum Preise” (Cante, alma, em louvor a Deus). Na gravação, Marília Vargas é acompanhada por Juliano Buosi (violino barroco), Guilherme de Camargo (teorba) e Fernando Cordella (cravo).

Para saber mais detalhes e colaborar com o projeto acesse:

https://www.catarse.me/nicolaudefigueiredo

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.