Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Ferreira
Foto: Ricardo Ferreira Iracema Fala

Saiba mais sobre a performance 'Iracema Fala':


A paraense Edna de Cássia protagoniza a performance Iracema Fala, uma releitura cênica da personagem que interpretou quando tinha apenas 15 anos. De origem indígena, a paraense nascida em Belém foi descoberta em um programa de auditório pelo cineasta Jorge Bodanzky. O papel em Iracema – uma Transa Amazônica rendeu a ela o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado. Concluído em 1976 e censurado pela ditadura militar, o filme só estreou em 1980. Edna de Cássia não seguiu carreira, e volta a se encontrar com os temas do filme quase cinco décadas depois.

Iracema Fala integra o projeto “A extinção é para sempre”, iniciado por Nuno Ramos em janeiro de 2021 com apoio do Sesc São Paulo e Instituto Göethe. Artistas de diferentes linguagens participam da iniciativa, que busca expressar respostas urgentes às incertezas do presente. Configurado como um laboratório artístico, o projeto já promoveu diálogos com a escritora Noemi Jaffe, o cineasta Jorge Bodanzky, a diretora Tarina Quelho, o coreógrafo Eduardo Fukushima e o encenador Antônio Araújo.

Para Nuno Ramos, Iracema – uma Transa Amazônica é um dos mais importantes filmes da cinematografia brasileira, por abordar temas como exploração sexual infantil, apagamento da memória indígena, machismo e devastação da Amazônia.

A performance com Edna de Cássia e elenco, com direção geral de Nuno Ramos, terá transmissão ao vivo nesta sexta (13) e sábado (14) às 20h30, no Instagram @SescAoVivo e no youtube do SescSP; e no domingo (15), às 17h, nos canais do Sesc Avenida Paulista. Os primeiros episódios do projeto A extinção é para sempre podem ser acessados no site do Sesc.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.