Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Trio Metral

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


O Trio Metral, formado pelos irmãos Joseph (violino), Justine (violoncelo) e Victor (piano) está entre os grupos que vêm tocando e gravando a obra do compositor polonês Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) nos últimos dez anos. Trata-se de uma justa homenagem, considera o crítico João Marcos Coelho, pois a censura e repressão a Weinberg “foi um dos casos mais cruéis na extinta União Soviética”.

O polonês cresceu em Varsóvia e estabeleceu-se em Moscou em 1943, onde tornou-se amigo de Shostakovich (1906-1975). Acusado de “formalista”, como outros compositores russos, foi preso pelo regime comunista e só saiu nos anos 1960. A produção de Mieczyslaw Weinberg foi extensa – sinfonias, trios, quartetos de cordas, sonatas, óperas e trilhas de filmes – mas poucas chegavam ao Ocidente. João Marcos Coelho destaca o Trio para Piano e Cordas em Lá Menor, Opus 24, do recém-lançado álbum do Trio Metral.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.