Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Carlinhos Brown

Ouça a coluna de Atílio Bari!


Na coluna desta quarta-feira (27), Atílio Bari aborda a biografia do cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Carlinhos Brown: ‘Meia Lua Inteira’, escrito por Julius Weidemann. O artista, conhecido pelas suas roupas excêntricas, seus gritos de guerra e suas canções recheadas de citações indígenas e africanas, é um dos mais importantes da música brasileira, além de ter uma notável história de superação em meio ao bairro Candeal Pequeno, em Salvador.

Atílio analisa as origens do compositor, tendo crescido na periferia da Bahia e conquistado o Brasil inteiro: “A história dele começa como começam as histórias de milhões de brasileirinhos que nascem nas franjas das metrópoles brasileiras, na pobreza dos becos das comunidades e nas casas sem reboco, (...) tendo como vizinhança igrejas evangélicas, terreiros de umbanda e traficantes. Só não tinha a presença do Estado”.

O colunista também fala sobre as transformações que o bairro do cantor passou ao longo dos anos, mesmo sem contar com apoio político: “Carlinhos (Brown) transformou o Candeal num case internacional de sucesso, e sem qualquer tipo de envolvimento político, (...) Usou apenas, e de maneira inteligente, a sua imagem de artista e a junção dos esforços da própria gente do bairro. O Candeal hoje tem escola, museu, centro de formação profissional”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC