Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Geny Brunelli de Carvalho
Foto: Geny Brunelli de Carvalho Herbert Daniel

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (21), Atílio Bari fala sobre Herbert Eustáquio de Carvalho, mais conhecido como Herbert Daniel, um dos mais importantes ativistas brasileiros do século passado. Ele foi extremamente notável no combate à ditadura no país e deu voz às vítimas do HIV, sendo o responsável pela formulação da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Virus da AIDS.

Atílio destaca a importância de Herbert no conflito armado e ideológico contra o regime militar no Brasil: “O seu ativismo o leva inclusive a engajar-se na luta armada contra o governo, junto a vários grupos paramilitares, dentre eles o VPR, Vanguarda Popular Revolucionária, do qual foi um dos líderes intelectuais. Participou dos sequestros do embaixador alemão Von Holleben e do embaixador suíço Giovanni Bucher, ao lado de Carlos Lamarca, a quem também acompanhou na criação do foco guerrilheiro montado no Vale do Ribeira, em 1969”.

Por fim, o colunista convida o ouvinte a conferir o espetáculo “Codinome Daniel”, baseado no livro “Revolucionário e Gay, a vida extraordinária de Herbert Daniel”, de James N. Green. A peça dirigida por Zé Henrique de Paula está em cartaz até o dia 4 de março com sessões de sexta a domingo, e também às segundas feiras, no Teatro do Núcleo Experimental, na rua Barra Funda.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC