Estação Cultura

Marília Vargas fala sobre a estreia de “Mater Musica”

Nova série na Cultura FM apresenta um panorama mundial de mulheres compositoras


01/03/2024 12h00

Ouça a entrevista com Marília Vargas!  


A Cultura FM estreia neste domingo (03), às 14h, a série em cinco programas “Mater Musica – Mulheres na Música”, sob o comando da cantora e professora Marília Vargas.

A série tem origem no projeto “Mulheres na Música”, contemplado em edital de circulação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. E inclui obras de compositoras que precisaram lutar para exercer a profissão, vencendo obstáculos sociais e estruturais. Dentre elas estão a monja beneditina Hildegard Von Bingen (1098 -1179), a italiana Francesca Caccini (1587-1637), a francesa Nádia Boulanger (1887-1979) e a brasileira Babi de Oliveira (1908-1993), que teve a peça “Caboclo do Rio” gravada pelo cantor americano Nat King Cole.

Durante as pesquisas para a série na Cultura FM, Marília Vargas também descobriu a obra da compositora, poeta e escritora Kassia, ou Santa Casiana (810-867). Ela dedicou a vida à oração e à criação de músicas e poemas religiosos na época do Império Bizantino.

“Mater Musica” estreia no ano em que Marília Vargas completa 35 anos de carreira e 20 de ensino musical. A soprano paranaense é professora de Canto Erudito e Barroco na Escola de Música do Estado de São Paulo, preparadora vocal do Coral Jovem do Estado, professora de Canto Lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo, preparadora vocal do Coral Jovem Heliópolis, e professora convidada da Academia e Coral Juvenil do Neoijbá, em Salvador.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernando Haddad comemora PIB de 2,9% e cobra mais investimento

Lula celebra resultado PIB: “Crescemos mais do que o previsto”

Itamaraty repudia ataque de Israel que matou mais de 100 palestinos durante entrega de ajuda humanitária

Boas Práticas Escolares, programa da TV Cultura, estreia quadro feito por estudantes

Rio de Janeiro registra primeiro caso de febre Oropouche em 2024