Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (27), Atílio Bari comemora o Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. Passando pelo nascimento da arte, o colunista cita um dos maiores expoentes da dramaturgia: Jean Cocteau. O francês caracteriza o teatro como o espetáculo em que um grupo de pessoas, os espectadores, deixa a individualidade de lado para que ideias, situações e personagens estranhas a eles tomem conta do seu espírito.

Atílio destaca a origem da data que remete à Europa do século XX: “Ela foi instituída em 1948 em Praga, na República Tcheca, pelo Instituto Internacional do Teatro, que hoje está sediado em Paris, e pela Unesco. Desde então, todos os anos uma personalidade de prestígio no campo das artes cênicas divulga suas reflexões e observações, que são difundidas para todas as partes do mundo”.

Por fim, o colunista exalta a magia teatral, que nos encanta há mais de 2.000 anos: “É o encontro da presença física do ator, da sua voz ecoando no espaço, que inteligência artificial nenhuma jamais será capaz de substituir. É para esse encontro que saímos de casa rumo ao espaço sagrado do encantamento e nos embrenhamos naquela caverna repleta de poltronas. Ali somos todos um mesmo corpo, veias, nervos, corações e mentes. Ali comungamos a vida.“

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC