Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Ítalo Calvino

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (03), Atílio Bari fala sobre os 100 anos do escritor e jornalista italiano Ítalo Calvino, completado em 2023, mas pouco celebrado. Nascido em Cuba, durante viagem dos pais à região caribenha, e criado na Itália, Calvino é o nome por trás de obras marcantes da literatura europeia, como “Se Um Viajante Numa Noite de Inverno” e “O Cavaleiro Inexistente”. Além disso, ele ficou marcado como um dos autores mais revolucionários e únicos do século XX.

Atílio destaca o estilo progressista e inovador do italiano: “Italo foi um vanguardista dos tempos que vivemos hoje. Embora tenha deixado este mundo louco em 1985, ele já vinha escrevendo há décadas como se vivesse nestes dias de urgências, de excesso de comunicação e de hiperatividades, com seus romances e contos fragmentados, muitas vezes caóticos, e quase sempre bem-humorados e repletos de piedade com as falhas humanas”.

Por fim, o colunista relaciona um dos personagens do escritor aos militares brasileiros: “Gosto especialmente de Agilulfo Emo (...) um cavaleiro medieval do exército de Carlos Magno. Mas ele tem uma característica: ele não existe, é apenas uma armadura vazia, de onde sai uma voz metálica, como se fosse a própria armadura falando. Dá pra aplicar essa ideia ao nosso ‘Brasilzão’ de fardas vazias, de dentro das quais saem apenas vozes carregadas de empáfia?”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC