Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Afonso Oliveira
Foto: Afonso Oliveira Caboclo de Lança

Ouça a entrevista com o pesquisador e professor Afonso Oliveira! 


“Maracatu – a Magia dos Canaviais” é o título da exposição que o Centro Cultural FIESP inaugura nesta quarta-feira (03), em São Paulo. A mostra traz à cidade a produção artística de trabalhadores da Zona da Mata de Pernambuco, representantes do maracatu rural ou de baque solto – manifestação que é Patrimônio Cultural Brasileiro. 

A cenografia é marcada por tons terrosos e remete ao território da zona canavieira, onde o público verá fotografias, vídeos, objetos, textos, indumentárias e peças de artesanato. A curadoria é do pesquisador e professor Afonso Oliveira, com mais de 30 anos de vivência nessa manifestação cultural. Segundo ele, o maracatu rural surgiu no período republicano. A partir da festa dos caboclos, personagens de outras brincadeiras foram se juntando e formando a manifestação como é conhecida hoje.

O mais antigo maracatu rural foi criado no Engenho Olho d’Água, em Nazaré da Mata, no dia 10 de dezembro de 1914. O protagonista é o caboclo de lança, de fantasia exuberante com golas e chapéus coloridos, além dos caboclos de pena, das baianas, do rei e da rainha e das damas de buquê. O cortejo do é conduzido por instrumentos de percussão e instrumentos de sopro das orquestras de frevo. O canto é de responsabilidade do Mestre de Apito ou poeta e contra-mestre.

“Maracatu – a Magia dos Canaviais” fica em cartaz até 9 de junho, de terça a domingo, das 10h às 20h, no Centro Cultural FIESP: Avenida Paulista, 1313. Entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.