Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (10), Atílio Bari discorre sobre os últimos avanços da inteligência artificial e avalia como essa ferramenta ameaça o futuro da inteligência humana. Além disso, o colunista comenta as últimas declarações do dono do X (antigo Twitter), o bilionário Elon Musk, que defende uma liberdade de expressão extremista, sem a censura das fake news nas redes sociais.

Atílio começa destacando uma das obras de Yuval Noah Harari, um dos escritores mais lidos do mundo: “Em ‘Homo Deus, Uma Breve História do Amanhã’, o autor olha para o passado para fazer as suas especulações sobre como será o nosso futuro. A inteligência humana deixou um rastro de horrores, mas também produziu maravilhas, dentre elas o desenvolvimento de outra inteligência, a artificial, que desperta receios até em seus próprios criadores.”

Por fim, o colunista cita a canção “Cérebro eletrônico”, gravada em 1969 pelo brasileiro Gilberto Gil: “O cérebro eletrônico faz tudo / ou quase tudo / mas ele é mudo / o cérebro eletrônico comanda / manda e desmanda / mas só eu posso decidir se vivo ou morro. Em 69, Elon Musk não tinha nascido, meio século se passou, nem se fala mais cérebro eletrônico. Hoje o papo é outro, a vida é outra, o robô evoluiu. E o como será amanhã?”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC