Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Sebastião Salgado
Foto: Sebastião Salgado Portugal (1975)

Ouça a entrevista com Sebastião Salgado! 


O Museu da Imagem e do Som inaugura nesta sexta (10) uma mostra inédita de Sebastião Salgado sobre a Revolução dos Cravos em Portugal, que completou 50 anos em 25 de abril. A exposição faz parte do projeto Maio na Fotografia, com curadoria geral de André Sturm, diretor do museu.

Além do aclamado fotógrafo brasileiro, o projeto inclui imagens da baiana Thereza Eugênia sobre o convívio de artistas brasileiros no Rio de Janeiro nas décadas de 1960 a 1980. Ao longo do mês o MIS ainda irá inaugurar uma mostra de Sérgio Poroger sobre o cinema de rua no Brasil e exposições de Gabriel Chaim e Bruno Mathias.

A mostra “50 Anos da Revolução dos Cravos em Portugal” reúne 50 imagens de Sebastião Salgado captadas no período em que o brasileiro viveu em Portugal, e trabalhou para agências fotográficas internacionais. É a primeira vez que ele expõe as fotos, publicadas por diferentes veículos de comunicação.

Salgado registrou o país saindo da ditadura salazarista, em 1974, após o movimento que ficou conhecido como “Revolução dos Cravos”. Acompanhou manifestações, atos políticos, a ocupação de fazendas por trabalhadores, as guerras nas colônias portuguesas, a retirada das tropas em Angola. A mostra traz elementos fundamentais da revolução em Portugal, como as ideias socialistas que levaram à nacionalização de parte das empresas no país. O então jovem fotógrafo, hoje com 80 anos, registrou o que veio logo depois do vinte e cinco de abril de 1974, e também a derrocada do império colonial português, que levou e à independência de países como Angola e Moçambique.

O Maio na Fotografia no MIS tem visitação de terça a domingo, na Avenida Europa, 158. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A entrada é gratuita às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.