Mostra inédita no MIS celebra o cinema de Billy Wilder
Filmes do cineasta ganham salas especiais, como “O pecado mora ao lado”, com Marilyn Monroe
16/08/2024 12h00
Ouça na íntegra a entrevista com Renan Daniel da equipe do MIS!
O Museu da Imagem e do Som inaugura nesta sexta (16) a exposição “O Cinema de Billy Wilder”, um dos cineastas mais célebres do século XX, diretor de clássicos como “O pecado mora ao lado”, “Quanto mais quente melhor” e “Crepúsculo dos deuses”.
A mostra, com curadoria de André Sturm, ocupa três andares do museu e oferece um panorama da carreira do diretor, destacando 13 dos 27 longas-metragens dirigidos por ele. Cartazes, fotografias de bastidores, objetos de cena, figurinos originais e outros itens estão dispostos nos cenários criados para a exposição.
Billy Wilder (1906-2002) foi um mestre do cinema americano. Dirigiu filmes com diálogos marcantes, personagens complexos e humor ácido e refinado. Ao contrário de Alfred Hitchcock (1899-1980), que se especializou em filmes de suspense, Wilder explorou diversos gêneros - dramas e comédias dos mais diferentes estilos. A exposição no Museu da Imagem e do Som destaca a relevância de cada produção e a diversidade de gêneros explorados pelo cineasta e roteirista. “O público irá mergulhar no universo de Wilder”, destaca Renan Daniel, do Núcleo de Programação Cultural do MIS. Segundo ele, a mostra aproxima os espectadores das várias tramas criadas na extensa filmografia do diretor.
A visitação à mostra “O Cinema de Billy Wilder” é de terça a domingo, a partir das 10h, no Museu da Imagem e do Som: Avenida Europa, 158. Os ingressos custam R$ 20, e às terças-feiras a entrada é gratuita.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS