Estação Cultura

Paulo Vanzolini: entre a música, a ciência e a boemia

Sesc Ipiranga homenageia os 100 anos de nascimento do autor de Ronda


02/09/2024 12h00

Ouça na íntegra a entrevista com a curadora Daniela Thomas!


O Sesc Ipiranga apresenta uma ampla exposição que celebra a relação de Paulo Vanzolini (1924-2013) com a arte e a ciência. O autor de “Ronda”, um clássico da música brasileira, desempenhou papel fundamental na criação do maior acervo de répteis e anfíbios da América Latina. Ele foi diretor do Museu de Zoologia da USP por mais de três décadas, e se dedicou à instituição por 50 anos.

Com curadoria de Daniela Thomas, a mostra destaca as múltiplas versões de Vanzolini, um cronista urbano, Doutor em Zoologia, apaixonado por São Paulo e pelas expedições na floresta. Definido como “homem excêntrico, rigoroso e boêmio”, deixou sua marca na música brasileira e na pesquisa científica.

Dividida em ambientes, a exposição no Sesc Ipiranga percorre essa trajetória. Começa na Sala Expedição Amazônica, que propõe uma imersão na floresta; passa pelo Laboratório, com um recorte pela rotina científica, e chega à Sala Boêmia, destacando a vida noturna e a participação em rodas de samba e choro.

A mostra “100 anos de Paulo Vanzolini, o cientista boêmio” permanece em cartaz até 16 de março de 2025 no Sesc Ipiranga, Rua Bom Pastor, 822. Entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal britânico sobre naufrágio do Titanic é descoberto em armário após 112 anos

Tinder no mercado: Legião Estrangeira fala sobre tendência na Europa nesta quarta-feira (4)

Bolsa Família 2024: pagamentos de setembro começam no dia 18; veja o calendário do mês

São Paulo fecha 80 parques e unidades de conservação devido a risco de incêndio florestal

Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém suspensão do X no Brasil