Estação Cultura

Sobrevento estreia peça inspirada na cultura boliviana

Para Mariela aborda a imigração e o sonho de uma vida simples


03/09/2024 12h00

Ouça a entrevista completa com o diretor Luiz Cherubini!


A nova montagem do Grupo Sobrevento comemora os 38 anos do coletivo teatral paulistano com reflexões sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. “Para Mariela”, estreia nesta sexta (06), no Espaço Sobrevento, no bairro do Belenzinho.

O trabalho foi construído a partir da linguagem do teatro de objetos documental, aliado à escuta de crianças que moram nos arredores da sede do grupo, especialmente imigrantes bolivianos. O elenco visitou escolas, fábricas e centros de imigrantes para descobrir histórias guardadas em objetos de afeição, como mochilas, bichos de pelúcia e até uma garrafa d’água. Esses relatos deram origem à peça, com dramaturgia de Sandra Vargas, propondo a busca por um mar utópico, símbolo da infância e dos sonhos perdidos. A montagem também explora músicas e sonoridades de diferentes regiões da Bolívia: a andina, a aimara e a chaquenha. A direção é de Luiz Cherubini e Sandra Vargas.

“Para Mariela” fica em cartaz até 14 de outubro, de sexta a segunda, às 20h, na Rua Coronel Albino Bairão, 42, Belenzinho. Entrada gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Problema em veleiro da Marinha faz embarcação ficar parada no porto de Lisboa, em Portugal

Maduro antecipa Natal para 1º de outubro na Venezuela em meio a crise política

Nunes Marques é relator de pedido do Novo para cassar decisão que suspendeu a rede social X

Brasil deve registrar recordes históricos de temperatura nesta semana

Nove cidades do estado de São Paulo têm focos ativos de incêndio, diz Defesa Civil