Estação Cultura

Theatro São Pedro exibe “Caiçara” com orquestra ao vivo

Filme de Adolfo Celi, de 1950, integra projeto do Cine São Pedro


05/09/2024 12h00

Ouça a entrevista completa com Marcelo Falcão!


O Theatro São Pedro exibe um clássico do cinema brasileiro com trilha sonora original ao vivo em quatro sessões a partir desta quinta-feira (05). É o filme “Caiçara”, de Adolfo Celi (1922-1986), primeira produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, que lançou 22 títulos e tentou criar uma espécie de Hollywood Brasileira na década de 1950.

A exibição faz parte do Cine São Pedro, projeto que reúne cinema com trilha orquestral ao vivo, em parceria com a Cinemateca Brasileira. A regência da Orquestra do Theatro São Pedro será do maestro Marcelo Falcão, fundador e regente titular da Babylon Orchester Berlin, em 2019 e 2020. Ele localizou o manuscrito original da trilha sonora de “Caiçara”, composta por Francisco Mignone, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Falcão reorquestrou a música para ser apresentada ao vivo, em sincronia com a exibição do título.

Filmado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, “Caiçara” explora as complexidades das relações humanas. É sobre uma jovem que deixa o orfanato para viver no litoral com um viúvo construtor de barcos, mas acaba despertando o interesse de um marinheiro aventureiro. As apresentações serão até 08 de setembro, de quinta a sábado, às 20h, e no domingo às 17h. Ingressos na plataforma feverup.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro vítimas do naufrágio do iate de luxo na Sicília morreram sufocadas em "bolha de ar", aponta autópsia

Justiça mantém prisão de Deolane Bezerra e da mãe após audiência de custódia

Cerca de 90% das terras indígenas na Amazônia Legal foram atingidas pela seca

Nunes Marques defende que decisão definitiva sobre suspensão do X seja tomada em plenário

Lotofácil da Independência pode pagar prêmio de R$ 200 milhões na segunda-feira (9)