O Brasil da “feia fumaça que sobe apagando as estrelas”
O colunista Atílio Bari comenta as queimadas criminosas que assolam todo o país
25/09/2024 12h00
Ouça a coluna Atílio Bari desta semana na íntegra!
Na coluna desta quarta-feira (25), Atílio Bari fala sobre os incêndios que atingem o Brasil e registraram um patamar recorde em 2024. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano o país já contabilizou 200.013 focos de incêndio, ultrapassando os 189.926 contabilizados em 2023. O cenário representa o pior índice desde 2010, quando foram identificadas 221.672 queimadas no mesmo período.
Atílio expõe a ineficácia do Governo Federal ao não conseguir controlar o fogo que castiga todas as regiões do Brasil: “Enquanto comitês de ministros e secretários se reuniam sob o céu cinza de Brasília, os incêndios dos desmatamentos corriam soltos, e vídeos circulavam mostrando indivíduos inescrupulosos queimando florestas e matas ressequidas (...) Para um país que discursa no exterior sobre políticas de proteção ao meio ambiente, é um desastre, um vexame”.
Por fim, o colunista cita a peça Tio Vânia, escrita por Tchecov no final do século 19 e que já tratava dessa pauta: “Na obra, o genial dramaturgo russo colocava na boca do médico Astrov um libelo pelo meio ambiente, uma defesa dos recursos naturais da terra. Aqui entre nós o meio ambiente sempre foi um tema olhado com um certo enfado. Assunto para preencher aí umas duas ou três linhas dos programas de governo, que nunca são cumpridos”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS