Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução/Nevsedoma
Foto: Reprodução/Nevsedoma Karin Harrasser

Ouça o Destaque Latino desta semana!


Nesta semana (terça-feira, dia 29 de outubro), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre uma história real que se passou na Bolívia, e que envolve a fuga de nazistas alemães para a América do Sul. O livro recebe o título de “Surazo”, nome dado a um vento gelado egresso da Patagônia, e foi publicado recentemente pela editora Mundaréu.

“Surazo” trata da história de Monika Ertl, filha de Hans Ertl, operador de câmera da famosa cineasta Leni Riefenstahl, a preferida de Hitler. Ao término da guerra Hans se beneficiou da operação secreta que expatriava nazistas, e fugiu para a América do Sul, passando a viver na Bolívia, onde pôde continuar explorando seus dotes cinematográficos sem ser incomodado até o fim da vida. Monika torna-se uma militante de esquerda e entra para a clandestinidade ao assumir um posto de liderança no Exército da Libertação Nacional, movimento armado e revolucionário, em oposição às ditaduras de direita do continente americano. No ano de 1967 ocorre o assassinato do líder Che Guevara em La Higuera, na Bolívia, em uma ação planejada por Roberto Quintanilla, chefe da polícia boliviana. Monika planeja, então, vingar o crime. Em 1971, ela mata Quintanilla a tiros na cidade de Hamburgo, Alemanha. Anos depois será a vez de Monika pagar com a própria vida, assassinada com 35 disparos em uma rua de La Paz, fruto da retaliação pelo ato cometido contra o funcionário do governo.

Essa é a história de um pai de extrema-direita, e uma filha, militante de esquerda. E toda a rede de conexões transatlânticas entre fugitivos nazistas e a sociedade boliviana da segunda metade do século 20.

“Surazo” é um livro-reportagem de Karin Harrasser publicado pela editora Mundaréu. Tradução de Daniel Martineschen. O quadro encerra com “Hasta siempre, Comandante”, canção de Carlos Puebla em versão interpretada pela “Barcelona Gipsy Klezmer Orchestra”.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.