Maestra Andrea Botelho estreia cantata yorubá em Berlim
Maestra Andrea Botelho estreia cantata yorubá em Berlim
06/11/2024 12h00
Ouça a entrevista completa com a compositora e regente Andréa Botelho!
A compositora, pianista, regente e pesquisadora Andréa Huguenin Botelho leva a beleza da cultura afro-brasileira para o Theater Schloss Britz, em Berlim, na Alemanha. Ela faz a estreia mundial da Cantata Ayabás, obra para coro feminino, solistas, orquestra de câmara e percussão brasileira, nos dias 9 e 10 de novembro.
A alemã-brasileira, nascida no Rio de Janeiro, é radicada na Alemanha há mais de 25 anos. Ela tem se dedicado a difundir a música brasileira, conduzindo projetos e apresentações que unem culturas e continentes. Para compor a cantata, Botelho estudou durante quatro anos as heranças da cultura yorubá no Brasil. De origem nigeriana, o idioma chegou junto com os escravos, que trouxeram também influências religiosas, musicais e culinárias. O yorubá está presente no candomblé e no culto aos orixás, nos atabaques e no vocabulário, em palavras como axé, acarajé e abadá.
Como parte da proposta de interculturalidade entre Brasil e Alemanha, Andrea Botelho criou, em 2016, um programa dedicado à música brasileira na maior e mais antiga escola de música da Alemanha: a Staatliche Musikschule Charlottenburg-Wilmersdorf. Esta é também a única escola pública da Europa a oferecer o ensino de música brasileira. Uma das formações conduzidas pela maestra é o Brasil Ensemble, que prepara concerto em homenagem aos 30 anos de morte de Tom Jobim (1927-1994). “Jobim in Berlin – Forever Green” tem como foco as canções do compositor inspiradas no meio ambiente, como “Passarim”, “Tempo do Mar” e “Águas de Março”. A estreia será no s dias 1 e 5 de dezembro, na ufaFabrik.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS