Estação Cultura

Quincy Jones será conhecido como um Shakespeare musical

Produtor americano é quem representa de modo mais abrangente a genialidade da música afro-americana, afirma João Marcos Coelho


06/11/2024 12h00

Ouça na íntegra a Coluna João Marcos Coelho desta quarta-feira (6)!


O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho dedica a coluna desta quarta-feira (06) a Quincy Jones. O produtor, compositor, arranjador e trompetista morreu no último dia 03 de novembro, aos 91 anos, em sua casa em Bel Air, em Los Angeles. O “gigante da música” foi reconhecido por trabalhos que vão de Count Basie a Frank Sinatra e pela reformulação da música pop ao colaborar com Michael Jackson. Uma de suas produções mais celebradas é o álbum Thriller, que entrou para a história como um dos mais vendidos de todos os tempos. Jones foi vencedor de 28 Grammys, dois Oscars honorários, um Emmy e um prêmio Tony, pela produção do musical A Cor Púrpura.

Quincy Jones também deixou sua marca na música brasileira, lembra João Marcos Coelho, citando o álbum Big Band Bossa Nova, lançado em 20 de dezembro de 1962, em Nova York. “Só tinha feras: Clark Terry no trompete; Roland Kirk na flauta e clarinete; Phil Woods no sax-alto. Paul Gonsalves no sax-tenor; o argentino Lalo Schifrin no piano; o guitarrista Jim Hall; o baixista Chris White; o baterista Rudy Collins; e dois percussionistas: Carlos Gómez e José Paula. E, cereja no bolo, o gaitista Toots Thielemans”. Para o crítico musical, Quincy Jones foi muitos, e será lembrado como um Shakespeare musical. “Será que um ser humano de carne e osso seria capaz de fazer tudo aquilo?”, reflete.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líderes mundiais e personalidades parabenizam Trump por vitória na eleição; veja repercussão

“O mundo amanheceu mais tenso”, diz Haddad sobre vitória de Trump nos EUA

Dólar dispara com vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA

Com tempo abafado, cidade de São Paulo pode registrar pancadas de chuva na tarde desta quarta (6)

Elon Musk comemora vitória de Donald Trump: 'Futuro será fantástico'