Ouça na íntegra o Destaque Latino desta semana!
Nesta semana (terça-feira, dia 19 de novembro), o colunista Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre um escritor espanhol que produziu um livro de crônicas esportivas. “Futebol à Esquerda” é o nome da coletânea de artigos de Quique Peinado, publicação da editora Mundaréu. São relatos que tratam de atletas do futebol que foram rebeldes em seu tempo, dentre eles, alguns jogadores sul-americanos. São exemplos de figuras que se posicionaram contra ditaturas, situações de exploração, e tudo o que envolve o mercado profissional de um esporte marcado por um ambiente em sua maioria conservador e reacionário.
Levado em 1977 para um centro de detenção, Cláudio Tamburrini recebe o apelido de Arqueiro. Lá ele é torturado todos os dias, forçado a confessar algo que nem ele próprio em seu íntimo sabe o que é. O sequestro de Cláudio Tamburrini foi apenas um entre as dezenas de milhares que ocorreram em toda a Argentina, mas com uma peculiaridade: ele é o único jogador de futebol profissional sequestrado pela ditadura que hoje pode contar a sua história. Após 121 dias de confinamento, e junto com três outros colegas, Cláudio Tamburrini consegue fugir do centro de torturas. Ele foi acolhido em casas de colegas de militância, se escondendo até que a poeira baixasse. O ano já era 1978, e ocorria naquele instante a Copa do Mundo na Argentina.
“Futebol à Esquerda” é uma coletânea de crônicas do escritor Quique Peinado. Uma publicação do selo Manjuba da Editora Mundaréu. Tradução de Carlos Tranjan e Luis Reyes Gil. O quadro encerra com Mercedes Sosa em “Duerme, Negrito”, uma canção de ninar muito popular na América Latina, originária da área de fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Foi compilada por Atahualpa Yupanqui quando visitava a região, popularizada por ele e também por outros músicos como Victor Jara e Alfredo Zitarrosa.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS