Ouça na íntegra a Coluna Atílio Bari desta semana!
Na coluna desta quarta-feira (11), Atílio Bari aborda os recorrentes abusos contra os mais pobres no Brasil, destacando episódios históricos e recentes que chocaram a sociedade. De despejos forçados a agressões policiais, as ações das autoridades revelam um padrão de desrespeito e violência contra as populações vulneráveis.
Atílio relembra casos emblemáticos, como o despejo de moradores em situação de sua no Rio Guandu, em 1960, e a cruel Operação Camanducaia, em 1974, quando adolescentes foram espancados e abandonados em Minas Gerais: “Policiais foram identificados, investigações foram feitas, processos foram abertos e ao final, ninguém foi punido. No máximo, foram afastados das suas funções – a gente nunca sabe direito o que significa esse ‘afastado’”.
Mais recentemente, imagens de ações abusivas da Polícia Militar de São Paulo, como o caso de um homem jogado de uma ponte, voltaram a escandalizar o país. O colunista reflete sobre a importância do papel da imprensa e da população, agora equipada com celulares, para denunciar esses atos: “Acontece que chega uma hora que pelo menos uma parte substancial do povo começa a se incomodar, e isso incomoda os governantes. É o único jeito de, talvez, evitar que fatos como esses continuem ocorrendo indefinidamente. Incomodemos, pois, de celulares em punho”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS