Ouça na íntegra a entrevista com os cineastas Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha!
Após estrear no Festival de Cannes e conquistar mais de 25 prêmios pelo mundo, “A Queda do Céu” chega nesta quinta-feira (20) aos cinemas brasileiros.
O documentário, dirigido e roteirizado por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, parte do livro homônimo para apresentar a cosmovisão do povo indígena Yanomami, por meio de relatos do xamã e líder político Davi Kopenawa.
Publicado em 2010 e organizado pelo antropólogo francês Bruce Albert, o título reúne percepções de Kopenawa sobre o universo de seu povo indígena, um dos maiores da Amazônia, e as urgências ambientais, políticas e existenciais do planeta Terra.
O filme é falado majoritariamente em Yanomami e inclui imagens inéditas do ritual fúnebre Reahu, registradas durante a pandemia da Covid-19.
Em entrevista à Teca Lima, Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha descrevem o filme como um alerta e um convite ao encontro entre os napë (não-indígenas) e os Yanomami.
“(…) é um convite para sonhar outros mundos, escutar os povos indígenas e Davi Kopenawa na sua filosofia, política e projeto geopolítico”, enfatiza Gabriela.
Em São Paulo, há sessões de “A Queda do Céu” para esta quinta-feira (20) no Cinesystem Belas Artes, Espaço Petrobras de Cinema e IMS Paulista. Veja detalhes no site Ingresso.com.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiária sob supervisão da Redação.
REDES SOCIAIS