Ouça o episódio de hoje!
No episódio desta quarta-feira (26), Atílio Bari compartilha um momento íntimo que, em suas palavras, “reafirma o poder do teatro na vida das pessoas”. Espectador de apresentações de fim de semestre de um curso de teatro, o colunista relata o impacto que a quinta arte causou nos estudantes que sobem ao palco. Para além das técnicas de interpretação, “eles se tornaram, visivelmente, pessoas mais completas. Foram percebendo que estudar teatro não é simplesmente aprender a decorar falas ou subir num palco. É mergulhar em um universo de descobertas pessoais e coletivas. É olhar para dentro de si e perceber que cada emoção, cada gesto, cada palavra pode se tornar uma ponte para se conectar com o outro”, afirma Atílio.
Ele também explica o que o teatro exige de seus profissionais: disciplina, dedicação, coragem para os improvisos e perseverança para superar “o famoso frio na barriga, que, aliás, sempre existirá”.
O colunista conclui citando suas próprias memórias, em uma reflexão sobre a relevância do teatro para a humanidade como um todo. “Penso que as coisas seriam muito melhores se todo mundo tivesse a oportunidade de colocar o teatro na sua vida”, ele diz, sobre o teatro rigoroso, generoso, sensível e humano.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão de Cirley Ribeiro. MTB 832/SC
REDES SOCIAIS