Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Canhoto da Paraíba

Ouça o programa completo:


Francisco Soares de Araújo nasceu em família numerosa no interior da Paraíba, no dia 09 de março de 1926. O seu nome artístico, Canhoto da Paraíba, nasceu do fato dele ser canhoto e não inverter as cordas do violão para tocar o instrumento, o que deu ao músico um toque todo especial, que se tornou sua marca registrada.

Canhoto da Paraíba começou sua carreira na Rádio Clube de Pernambuco onde ficou de 1948 a 1958, ano que veio para o Rio de Janeiro. Seu primeiro disco foi gravado em 1968 ao lado do também violonista Henrique Annes.

Compositor e líder de regional, Canhoto da Paraíba atuou ao lado de grandes músicos, como Paulinho da Viola (grande admirador de seu trabalho), Jacob do Bandolim e Zimbo Trio. Ele também foi homenageado por nomes importantes do nosso violão de diferentes épocas, como Fernando Caneca, Marco Pereira, Toquinho e pelo Trio de Câmera Brasileiro, formado por Caio César (violão), Alessandro Valente (cavaquinho) e Pedro Amorim (Bandolim).

Neste Estúdio F, oportunidade rara para ouvir Canhoto da Paraíba em “Único Amor” e “Apanhado em Lágrimas”, faixas de seu primeiro LP, registros ao vivo do Projeto Pixinguinha (“Escadaria”), com Rafael Rabello (“Memórias do Sebastião Malta”) e músicas de sua própria autoria, entre elas “Choro na Madrugada” e “Pisando em Brasa”.


Estúdio F – momentos musicais da Funarte
403
Canhoto da Paraíba
Quarta-feira, 22 de setembro de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe