UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X @realDonaldTrump
Reprodução/X @realDonaldTrump

O "tarifaço" dos Estados Unidos para produtos importados de 185 países começa neste sábado (5). Para o Brasil, o presidente Donald Trump anunciou alíquotas de 10% sobre todas as importações.

Alguns países só terão os produtos taxados a partir da próxima quarta-feira (9).

Leia mais: Após 'tarifaço', Trump diz que suas políticas "nunca vão mudar"

O anúncio foi feito pelo republicano na última quarta-feira (2) como "o dia da libertação dos EUA". "É a nossa declaração de independência econômica", afirmou Trump.

Entre os primeiros países atingidos pela tarifa de 10% estão Brasil, Austrália, Reino Unido, Colômbia, Argentina, Egito e Arábia Saudita. O líder americano explicou que 10% é o valor base, e taxas maiores serão aplicadas a países específicos.

"Os EUA implementarão tarifas recíprocas sobre outras nações. [...] Vamos calcular a taxa combinada de todas as suas tarifas, barreiras não monetárias e outras formas de trapaça. [...] cobraremos deles aproximadamente metade do que eles têm cobrado de nós", destacou Trump.

Segundo ele, caso os países não queiram ser taxados, devem transferir suas fábricas para os EUA. "Tarifas dão ao nosso país proteção contra aqueles que nos fariam mal econômico. [...] Mas, ainda mais importante, elas nos darão crescimento".

As importações da União Europeia serão atingidas com uma tarifa de 20%, e os produtos chineses sofrerão com uma tarifa de 34%.

Lesoto, São Pedro e Miquelão serão as nações que terão os com a maior das tarifas anunciadas. Trump anunciou que irá aplicar uma taxa de 50% sobre os produtos dos países.

Em seguida, aparecem Camboja (será taxado em 49%), Laos (taxado em 48%), Madagascar (taxado em 48%), Vietnã (taxado em 46%), Sri Lanka e Mianmar (taxados em 44%).