Heitor dos Prazeres
Sua riqueza interna veio ganhar na pintura a expressão irmã do samba (Rubem Braga).
06/10/2021 18h00
Ouça o programa completo:
Compositor e pintor primitivista, ou naïf, Heitor dos Prazeres é um dos formuladores do samba que conhecemos, ao lado de Ismael Silva e Sinhô. Nascido no Rio de Janeiro em 23 de julho de 1898, foi também um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e da Vai como pode, transformada posteriormente na Portela.
O Estúdio F apresenta um perfil detalhado do artista que se envolveu em polêmicas no tempo em que “samba é como passarinho, de quem pegar”, como disse certa vez Sinhô, quando foi questionado por Heitor sobre o crédito de um samba por ele composto.
No repertório do programa tem parceiras do homenageado com Noel Rosa (“Pierrot Apaixonado”), Herivelto Martins (“Lá, em Mangueira”) e Antonio Rufino (“Vai mesmo”). A edição ainda traz registro de Mário Reis (“Deixaste o meu Lar” – que nas palavras de Heitor foi seu primeiro samba estruturado) e Francisco Alves, que gravou sete de seus sambas, entre eles “Mulher de Malando”.
Este especial ainda traz gravações de Cristina Buarque de Holanda, Jorginho do Império, Pedro Miranda e duas da Velha Guarda da Portela, Ainda se pode ouvir Heitor do Prazeres com suas Pastoras em temas religiosos afro-brasileiros de sua autoria.
Heitor dos Prazeres faleceu em sua cidade natal tem 04 de outubro de 1966.
Estúdio F – momentos musicais da Funarte
405
Heitor dos Prazeres
Quarta-feira, 06 de outubro de 2021, às 17 horas.
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Estágio em Produção: Júlia Abe
REDES SOCIAIS