Ouça a entrevista completa:
A jornalista Fabiana Ferraz conversa com a mineira Jabu Morales, vocalista, percussionista e líder da banda Ayom. Baseado entre Lisboa (Portugal) e Barcelona (Espanha), o grupo mistura diversas sonoridades da cultura lusófona e combina influências de Angola, Brasil, Grécia e Itália, está prestes a lançar seu segundo álbum, “SA.LI.VA.”, em setembro, e se apresenta pela primeira vez no Brasil.
Formada por seis membros de diferentes nacionalidades, a banda é conhecida por sua sonoridade única, que atravessa o Atlântico Negro, combinando ritmos e linguagens diversas. A proposta musical do grupo reflete a diáspora africana e tem ganhado destaque na cena musical europeia.
Em 2021, a banda lançou seu primeiro álbum, homônimo, que recebeu ampla divulgação e reconhecimento internacional. O disco foi aclamado pela crítica, com premiações como "Melhor Grupo do Ano" e "Top 10 Melhor Disco de 2020" pela revista Songlines, além de ser eleito "Melhor Disco" pelo selo German Kritic Records. Desde então, o grupo tem se apresentado em feiras renomadas como Womex e Transnacional, realizando mais de 150 shows ao longo desses anos, consolidando sua presença na cena musical global.
Com dez faixas, “SA.LI.VA.” é o nome do segundo álbum do Ayom, que chega às plataformas digitais em setembro e conta com a produção musical do carioca Guilherme Kastrup, que guiou o Ayom por aventuras sonoras entre o eletrônico e o orgânico.
O grupo se apresenta nesta quinta-feira no Porão da Casa de Francisca, em São Paulo, com participações especiais de Kastrup e Alessandra Leão
REDES SOCIAIS