Gilberto Tinetti - Elegância e Sensibilidade de um Mestre

Gilberto Tinetti completa 90 anos, relembre grandes momentos do pianista nas Rádios e TV Cultura

Pianista participou e apresentou diversos programas na Fundação Padre Anchieta


06/04/2022 14h00

No dia 6 de abril de 2022, o professor e pianista Gilberto Tinetti, responsável pela formação de gerações de pianistas brasileiros a partir de 1961, nome de destaque no panorama musical brasileiro completa 90 anos. 

Paulistano, ex-aluno de Magdalena Tagliaferro, Tinetti foi colaborador da Rádio Cultura FM por 33 anos. Apresentou diversas séries musicais na emissora, além dos programas diários: “Teclado”, de 1987 a 1996, e “Pianíssimo”, de 1996 a 2019.

A história com o piano começou em São Paulo, aos 10 anos de idade, nas aulas com Josephina De Felice. Mais tarde se tornou aluno de Hans Bruch, que o apresentou a Magdalena Tagliaferro, com quem estudou em Paris, entre 1957 e 1959. Na Europa venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, quando tocou o Concerto n. 1 para piano de Brahms. Em 1970, em Paris, tocou ao lado da Orquestra Filarmônica da Rádio e Televisão Francesa, sob a regência de Jean Fournet, o Concerto no.4 para piano e orquestra de Villa-Lobos.

Separamos algumas de suas principais passagens nas Rádios e TV Cultura.

O pianista Gilberto Tinetti interpretando ADAGIO DA SONATA PATÉTICA (Ludwig Van Beethoven) e VALSA DO ADEUS (Frédéric Chopin) no programa Móbile em 2011

  1. Bachianas Brasileiras Nº 4 (Completo) de Villa-Lobos

Gilberto Tinetti chegou a se formar em Direito na faculdade do Largo de São Francisco, na turma de 1955. Mas optou pelas atividades de concertista e professor, atuando no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP de 1980 a 2002.

OUÇA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA TECLADO DE 1987

A participação do Trio Brasileiro no programa Metrópoles

Em 1986 foi convidado pela direção da Cultura FM para apresentar a série “A Arte de Magdalena Tagliaferro”, em homenagem à sua professora que havia falecido naquele ano. Depois, em 1987, passou a integrar o quadro de apresentadores da Rádio, com o programa diário “Teclado” e com séries semanais dedicadas a integral de obras para piano. Em 1996, o programa “Teclado” passou por algumas mudanças e passou a se chamar “Pianíssimo”, atração que Gilberto Tinetti apresentou na Cultura FM até dezembro de 2019.

a Cultura FM celebra esta data apresentando “Gilberto Tinetti - Elegância e sensibilidade de um mestre”, documentário sonoro que conta a trajetória do pianista, desde o início de seus estudos, passando pelos três anos em Paris, quando foi aluno de Magdalena Tagliaferro e conheceu o compositor Villa-Lobos, suas atividades como professor e também por seu trabalho como colaborador da Cultura FM por 33 anos.

Parabéns, Tinetti, por sua história, por sua dedicação à música e ao ensino de piano, e por compartilhar seu conhecimento ao longo de décadas aos nossos ouvintes.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Representação contra Gabriel Monteiro chega à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Lei que garante recursos mínimos para a candidatura de mulheres é publicada no DOU

Com saída de Moro da disputa presidencial, intenção de votos em Bolsonaro sobe 4%

Como a guerra na Ucrânia movimentou as eleições na França?

Deputado bolsonarista mostra revólver em vídeo e chama Lula: “Vou esperar vocês lá”