Stravinsky e as múltiplas possibilidades do Jazz
O programa “Intérprete” traz, hoje, a quarta edição da série intitulada “Let’s Jazz”.
24/10/2020 16h47
Ouça o programa Intérprete completo:
Através desta série fizemos um convite à você para que, juntos, percorrêssemos os caminhos que possibilitassem identificar os pontos de encontro entre a música erudita ou música clássica, como querem alguns, e o jazz. Mas, apesar dela não se propor a discorrer especificamente sobre o jazz, foi importante lembrar que, diferentemente da música erudita, a estrada jazzística só começou a ser trilhada por volta do final do século XIX, na região de Nova Orleans, como uma forma de cultura musical difundida entre as comunidades negras que lá viviam. Porém, achar uma definição para esse gênero musical não é tarefa fácil, pois ele, ao longo do tempo, nunca foi propriamente popular nem erudito, não é música improvisada mas também não é música escrita, não é negra nem branca. Diríamos que é tudo ao mesmo tempo, ou seja, o jazz é uma forma multicultural de música.
E o namoro do jazz com a música erudita começou cedo, no século passado, e rendeu frutos saborosos, apesar de alguns polêmicos. Quem diria que, por exemplo, Igor Stravinsky, um dos maiores nomes da música erudita do século vinte, seria seduzido pelas múltiplas possibilidades que o jazz oferecia à seu gênio criador.
Seu Concerto Ebony, para clarinete, que ouvimos no programa passado, é apenas um dos muitos exemplos que poderíamos citar, na obra do mestre russo. Mas tem mais. A obra Piano-Rag-Music foi escrita por Stravinsky em 1919, época em que ele havia emigrado para a França. E foi através de seu amigo, o Mto. Ernest Ansermet, que ele teve acesso a partituras de jazz que lhe foram trazidas dos Estados Unidos. A métrica irregular que Stravinsky confere ao Piano-Rag-Music dá a impressão que esse ragtime criado por ele é, na realidade, uma grande improvisação. Stravinsky dedicou a obra a Arthur Rubinstein.
- Igor Stravinsky
Piano-Rag-Music
Gianluca Cascioli (piano)
Aaron Copland
Concerto para piano
Earl Wild (piano). Symphony of the Air. Reg.: Aaron Copland - Antonio Carlos Jobim
Luiza
Amaro Freitas (piano) - Edward Grieg - Suítes 1 e 2 Peer Gynt
Amanhecer
Na Gruta do Rei da Montanha
Canção de Solvejg
A Morte de Aase
Dança de Anitra
Duke Ellington e sua Orquestra
O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
Apresentação: Jamil Maluf
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágiaria em Produção: Jessica Gomes
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