Let’s Jazz, Final
Nesse programa final da série “Let’s Jazz”, vamos destacar a Tradicional Jazz Band e a São Paulo Dixieland Band, além da maravilhosa Original Dixieland Jazz Band dos EUA.
31/10/2020 14h29
Cerca de cem anos atrás, os músicos brasileiros, como os de qualquer outro país, começaram imitando os americanos tanto na formação de suas jazz bands (anos 1920 e 1930) e big bands (anos 1940 e 1950), quanto nas canções e na maneira de executá-las.
A maioria das manifestações jazzísticas dessas épocas ocorria ao vivo e tinha um propósito dançante.
Quando Glenn Miller se tornou um sucesso mundial, as orquestras brasileiras, que tocavam ao vivo em bailes e festas, já tinham uma formação instrumental rigorosamente americana.
Somente com a Bossa Nova, no final dos anos 1950, foi que o improviso, essência do jazz, passou a ser empregado em canções tipicamente brasileiras – o que propiciaria, nas décadas seguintes, a difusão mundial do chamado jazz brasileiro.
E vamos trazer o Jazz para São Paulo!
Todos os ritmos que hoje são cultivados pelos bairros paulistanos têm uma história ligada à cidade, mas quando se fala de Jazz, São Paulo foi a cidade pioneira na America Latina.
Como já havíamos colocado em outros programas da série Let’s Jazz, esse gênero surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, EUA, e tem suas raízes na música negra americana, trazida pelos escravos.
A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.
Esse ritmo demorou quase meio século para chegar ao Brasil.
Nesse programa final da série “Let’s Jazz”, vamos destacar duas bandas incríveis: a Tradicional Jazz Band e a São Paulo Dixieland Band, além da maravilhosa Original Dixieland Jazz Band, dos Estados Unidos, a partir da qual tudo começou.
- Tradicional Jazz Band Brasil
- I’ve found a new baby
- Perdido Street Stomp
- Since I fell for you
- Blue Monck
- I’ve got a world on a string
- Darktown Strutters Ball
- Nostalgia in Times Square
- Dixieland Jazz Band
- Do you know what it means to miss New Orleans
- That’s a plenty
- Muskrat Ramble
- Sweet Georgia Brown
- O programa "Intérprete" vai ao ar aos sábados, às 15h da tarde pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3. Curta nossa Página no Facebook.
- Apresentação: Jamil Maluf
- Produção: Sonia Maria de Lutiis
- Estágiaria em Produção: Jessica Gomes
REDES SOCIAIS