Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Camille Saint-Saëns

Ouça o programa completo:


O compositor francês Camille Saint-Saëns nasceu em Paris em 1835. Teve grande sucesso e reconhecimento em sua longa carreira artística, mas foi, na realidade, um músico incompreendido. Saint-Saëns foi um dos casos mais notáveis de criança prodígio, em toda a história da música. Aos dez anos, conhecia de cor as Sonatas para piano de Beethoven e um ano mais tarde, fez seu recital de estreia na célebre Salle Pleyel. Nessa época, era conhecido como o Mendelssohn francês.

Aos treze anos, ingressou no célebre Conservatório de Paris, onde foi aluno de Halévy e de Gounod, progredindo rapidamente e conquistando todos os prêmios atribuídos aos melhores estudantes.

Em 1853, foi nomeado organista da Igreja Saint-Merri e aos 25 anos de idade, já era organista regular da Igreja de Madeleine, atraindo a atenção do mundo musical parisiense.

Já naquela época, havia conquistado a admiração de compositores de nomeada como Hector Berlioz, Richard Wagner e Franz Liszt. O compositor húngaro influenciou fortemente o estilo de seu jovem colega francês, cuja obra apreciava com sinceridade e que divulgou em vários países da Europa.

Aos 47 anos, quando sua carreira parecia consolidada e ele ingressou como membro vitalício do prestigioso Institut de France, começaram a aparecer as primeiras críticas negativas ao seu trabalho.

A maior parte da obra sacra de Saint-Saëns foi composta durante os vinte anos em que trabalhou na Igreja de Madeleine.


Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.

"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bianca Neves
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas