Ouça o programa completo:
Anton Bruckner, compositor austríaco que viveu de 1824 a 1896, foi exato contemporâneo de Johannes Brahms e um dos mais importantes criadores de música sacra da segunda metade do século 19. Bruckner tornou-se conhecido através de suas monumentais Sinfonias, nas quais transparece o seu espírito lógico e disciplinado.
Durante os três anos em que trabalhou concentradamente na gigantesca Sinfonia n° 8, Bruckner teve pouco tempo para investir em novas composições. No entanto, as obras criadas entre 1884 e 1887 são de altíssima qualidade artística, sobretudo as de expressão religiosa.
Merece especial destaque o gradual Ecce sacerdos magnus, Eis o grande sacerdote, para coro a oito vozes, três trombones e órgão, composto em 1885. Esta é uma obra de enorme vitalidade e de expressão afirmativa, que pertence à mesma veia criativa do recente Te Deum e da contemporânea Sinfonia n° 8. A obra foi estreada somente em novembro de1912, portanto 16 anos após a morte do compositor. Ecce sacerdos magnus é o mais inusitado moteto da maturidade artística de Bruckner.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS