Sergei Taneyev, um brilhante aluno de Tchaikovsky
No programa, a cantata São João Damasceno
08/09/2024 10h00
Ouça o programa completo:
Sergei Taneyev, nascido em 1856, começou os estudos de piano aos cinco anos de idade e foi um dos primeiros músicos de sua geração a ingressar no recém-criado Conservatório de Moscou. Na instituição, teve aulas de teoria e contraponto com Eduard Langer, de piano com o célebre Nikolai Rubinstein e de composição com Piotr Tchaikovsky, que se tornaria mais tarde o seu amigo e mentor artístico.
Em 1878 sucedeu a Tchaikovsky como professor de harmonia e orquestração e em 1881, assumiu a direção da classe de piano de Rubinstein, após a morte do grande pianista. Em 1883, Taneyev sucedeu a Hubert como professor de composição e no período de 1885 a 1889, assumiu a direção do Conservatório.
Como compositor, deixou uma obra vasta que engloba a música sinfônica e de câmara, peças para piano, numerosas canções e uma ópera. No entanto, o centro de sua atividade criativa foi a música coral. Sua primeira obra oficial foi a cantata São João Damasceno, escrita entre 1880 e 1884.
Taneyev foi um dos maiores compositores russos de todos os tempos.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS