Wolfgang Amadeus Mozart e sua Grande Missa em dó menor
Obra do compositor é destaque desta edição do Laudate Dominum
29/09/2024 10h00
Ouça o programa completo:
A Grande Missa em dó menor de Mozart é considerada central da trilogia formada pela Missa em si menor de Bach e a Missa Solemnis opus 123 de Beethoven, três monumentos que sintetizam quase 75 anos de música sacra europeia. Possuindo dois coros, uma grande orquestra, e os seguintes solistas: dois sopranos, um tenor e um baixo, a Missa foi composta em Vienna e Salzburgo em 1782 e 1783.
A obra foi executada pela primeira vez em 26 de agosto de 1783, após um único ensaio, no mosteiro beneditino de São Pedro de Salzburg durante um ofício religioso.
Ignoramos as razões que levaram Mozart a abandonar a composição dessa grande missa sem tê-la concluído, uma vez que não há vestígios da parte final do Credo, nem da existência do Agnus Dei.
Mais do que qualquer outra obra religiosa coral-sinfônica da época, a Grande Missa em dó menor de Mozart sintetiza todo o século 18.
Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Bruno Trentin
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS