Laudate dominum

Gabriel Fauré é destaque de Laudate Dominum

Um dos maiores compositores franceses de sua geração


17/11/2024 10h00

Ouça o programa completo: 


Nascido em 1845 na França Meridional, Gabriel Fauré iniciou seus estudos no Instituto de Música Religiosa e aprendeu praticamente tudo o que um músico de igreja precisava saber. Aos 21 anos de idade, passou a ocupar seu primeiro posto como organista em Rennes, regressando após algum tempo a Paris, onde trabalhou como organista em diversas igrejas, até completar 51 anos de idade. Sua vida não foi especialmente movimentada e o músico vivia sem grandes ambições ou preocupações. Fauré tinha um sentido para as boas coisas da vida, muito embora não se deixasse escravizar por elas. No Conservatório de Paris dava aulas de composição a alunos talentosos, e foi lá que orientou Ravel, Casella e Enescu, entre vários outros jovens músicos.

Aos 63 anos de idade, um sério problema de saúde afetou gravemente sua audição, fazendo com que escutasse os sons musicais de forma com­pletamente alterada. No final de seus dias, tornou-se cego e já não escutava praticamente mais nada.  Porém, este isolamento forçado, em nada afetou a sua reputação e fama, pois já em vida, Fauré ocupava uma posição segura e definitiva dentro da história da música francesa.


Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.

"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Nadia Sobh
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil recupera certificado de país livre do sarampo

Justiça do Trabalho abre leilões de imóveis e veículos com até 80% de desconto

Alckmin diz que fim da escala 6x1 é “tendência no mundo inteiro”

Pobreza triplica risco de ansiedade e depressão, aponta relatório da ONU

Após elevação das temperaturas, frente fria muda o tempo em São Paulo a partir desta terça (12)