Franz Schubert é destaque do Laudate Dominum
Nesta edição, o ofertório Salve Regina
04/05/2025 10h00
Ouça o programa completo:
Schubert musicou sete vezes o texto do ofertório Salve Regina. A primeira obra com esse título data de 1812, quando o compositor contava apenas 15 anos de idade e a última elaboração foi escrita em 1824. O Ofertório Salve Regina em fá maior, índice Deutsch 223, foi composto inicialmente para soprano, órgão e cordas.
Em 1823, Schubert retrabalhou a obra, acrescentando partes de clarinetas, fagotes e trompas e esta é a versão mais frequentemente tocada. Este Salve Regina é uma ária muito expressiva. A melodia graciosa confiada ao soprano flui com grande naturalidade, sempre amparada pelos instrumentos da orquestra.
Como tantas outras obras do mesmo período, Schubert compôs também este Salve Regina para a cantora Therese Grob, que foi o grande amor da juventude do compositor. A obra apresenta traços da música sacra de Mozart e de Michael Haydn, compositores que Schubert admirava com sincera devoção.
Ouviremos este ofertório na interpretação de Helen Donath, acompanhada pela Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara, dirigida por Wolfgang Sawallisch.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS