Leos Janáček é um dos destaques do Laudate Dominum
Neste programa, um dos mais célebres compositores tchecos
13/07/2025 10h00
Ouça o programa completo:
Leos Janáček, que viveu de 1854 a 1928, foi um compositor tcheco. Anti-acadêmico por natureza, foi autor de uma obra muito dinâmica, espontânea e repleta de surpresas. Sua maneira muito pessoal de trabalhar as raízes do folclore de sua terra natal pode ser encarada como uma das mais importantes contribuições para a música do seu tempo.
A música de Janáček é de grande intensidade expressiva, assim como de uma ousada liberdade harmônica. Seus ritmos são bastante complexos e de espantosa vitalidade. A Missa Glagolítica foi composta em 1926, e pertence, portanto ao último período criativo do compositor. A obra representa um marco e uma renovação da música sacra no século 20. A Missa pretendia ser uma contribuição do compositor ao Décimo Aniversário da República Tchecoslovaca, que ocorreria em 1928. Janáček queria também homenagear os dois santos que cristianizaram o povo da Morávia no século nove: São Cirilo e São Metódio.
Os temas da Missa Glagolítica são fluentes e expressivos, simples e frequentemente de origem popular. A instrumentação é incrivelmente rica de detalhes e de boas ideias. A jovialidade da composição não revela a verdadeira idade do compositor ao escrevê-la: 72 anos. Antes da estreia da obra, em 1927, o compositor fez várias alterações na partitura, para simplificar a execução.
Nesta audição, a interpretação de é Jeanne-Michèle Charbonnet, Anna Stéphany, Simon O'Neill e Peter Fried, como solistas vocais, Simon Preston ao órgão e a Orquestra e Coro Sinfônicos junto à London Symphony Chorus, tendo à frente o maestro Pierre Boulez.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS