Ouça o programa completo:
Em 1958, foi estreado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com grande sucesso o Magnificat-Alleluia, uma das últimas composições de Villa-Lobos. Poucas semanas depois o Coral da Universidade de Nova Iorque apresentou pela primeira vez a derradeira obra coral a cappela de Villa-Lobos, com o título de Bendita Sabedoria.
Villa-Lobos, viajante dos sons através da paisagem brasileira e grande contador de contos e mitos, confronta-se finalmente com Deus nos seis textos latinos de sabedoria bíblica que musicou. A música é sóbria, ritualística e sensível. As doces harmonias de acordes consonantes fazem lembrar a Missa de São Sebastião, com linhas vocais cuidadosamente controladas e que ajudam a revelar as eternas verdades das máximas latinas.
Villa-Lobos atingiu a sabedoria, a paz e a aceitação da vida após a morte, num espírito bem distante das festividades dos índios brasileiros
ou dos edifícios sonoros de seus célebres Choros.
Como em seu último quarteto de cordas de 1957, a economia textual de Bendita Sabedoria é surpreendente e foi com esta música de graça e simplicidade tocantes que a obra colocou um ponto final à vasta produção coral de Villa-Lobos.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo às 9h, com reapresentação às 21h, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
REDES SOCIAIS