Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: MTI/László Czika
Foto: MTI/László Czika O compositor Zoltan Kodály

Ouça o programa completo:


Zoltan Kodály nasceu em 1882 na cidade de Galánta, onde teve a sua primeira formação musical. Seu pai, funcionário da rede ferroviária, tocava violino e sua mãe tocava piano, de modo que Kodály cresceu num ambiente onde a música era cultivada.

De 1892 a 1900, ele frequentou o ginásio, período em que as suas primeiras composições foram executadas pela pequena orquestra da escola. Em 1900, Kodály entrou para a Universidade de Budapest e também para a Academia de Música Liszt, onde recebeu a orientação de János Koessler, que foi também o professor de Bartok e de Dohnanyi.

Após a conclusão dos estudos em 1905, Kodály e Bartok partiram para investigar e recolher melodias folclóricas da região de Galánta. Em 1906, foi estreado o seu poema sinfônico Noite de Verão e entre 1907 e 1914, Kodály continuou a pesquisar a música folclórica de seu país.

Apesar de acreditar na música folclórica como a verdadeira base da cultura popular, seus horizontes eram amplos e ele viajou a Bayreuth, Salzburg, Berlim e Paris. Em 1907, Kodály era professor de teoria na Academia Liszt e a partir de 1908, foi o sucessor de Koessler na classe de composição, envolvendo-se profundamente com a questão do currículo musical das escolas húngaras. Juntamente com Bartok, formou uma sociedade para a apresentação da música contemporânea. Ao mesmo tempo, deu sequência aos seus trabalhos de composição.

Nesta audição de Laudate Dominum,o Psalmus Hungaricus para tenor, coro infantil, coro misto e orquestra, o Salmo 114 para coro e órgão e Budavári Te Deum para solistas, coro e orquestra.


Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção:
Isadora Diniz
Trabalhos técnicos:
Wagner Freitas