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Nascido em 1872, Ralph Vaughan Williams realizou os estudos de música com Charles Wood na Universidade de Cambridge e no Royal College of Music com Hubert Parry e Charles Stanford. Estudou ainda em Berlim com Max Bruch e em Paris foi orientado por Maurice Ravel.
Suas primeiras composições não revelam ainda traços especialmente marcantes. Foi somente após 1900, quando o compositor começou a pesquisar a música folclórica de seu país, que a sua produção passou a apresentar características próprias. Ao modo de Bartok, Holbrooke, Coleridge-Taylor e tantos outros compositores, Williams fez uma importante recolha de canções folclóricas. Publicou artigos, fez conferências e aprofundou-se nesse assunto específico. Desse modo, Vaughan Williams participou ativamente de um movimento que visava a criação de uma música nacional inglesa.
As primeiras composições que revelam essa orientação e que acabaram definindo o estilo do compositor são as Three Norfolk Rhapsodies de 1906 para orquestra, inteiramente inspiradas em temas folclóricos. Este será o processo que Vaughan Williams utilizará na maior parte de suas criações folclorizantes, como a ópera-balada Hug the drover, escrita entre 1911 e 1914 e na Pastoral-Symphony de 1922.
Vaughan Williams dedicou a sua vida quase que inteiramente à criação musical, pois não enfrentou dificuldades materiais que o obrigassem a outras tarefas para a sua sobrevivência. Grande parte de sua vasta produção foi estreada nos festivais ingleses, nos quais Williams foi sempre uma presença obrigatória. Vaughan Williams é considerado uma das mais representativas figuras da música inglesa contemporânea e a sua obra pouco a pouco vai se tornando conhecida fora de seu país.
O compositor faleceu em 1958.
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
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