Este é o 90º ano das transmissões radiofônicas do Metropolitan Opera de Nova York, mas esta temporada será atípica. Em razão da pandemia, o Met segue sem apresentações presenciais, mas os programas de rádio permanecem, apresentado gravações memoráveis de temporadas passadas.
Excepcionalmente este ano, nossas transmissões começam no dia 17, quinta-feira, às 22h, dia em que a Cultura FM dedica 24h a Beethoven, pelos 250 anos de seu nascimento. A ópera apresentada será Fidelio, em uma gravação do Met, de 1º de abril de 2017. Nos papéis principais estão: o tenor alemão, Klaus Florian Vogt, no papel de Florestan; a soprano canadense Adrianne Pieczonka, como Leonora; o baixo barítono americano Greer Grimsley como Don Pizzarro, a soprano alemã Hanna-Elisabeth Müller como Marcellina; e o baixo barítono, também alemão, Falk Struckmann, no papel de Rocco. O Coro e a Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York, sob a regência do maestro alemão Sebastian Weigle.
A versão original de Fidelio estreou no Theater auf der Wieden, em Viena, em 20 de novembro de 1805 e a versão revista, no Kärntnertor Theater, também em Viena, em 23 de maio de 1814. No Metropolitan, Fidelio
estreou em 19 de novembro de 1884.
No ar desde 1931, as transmissões radiofônicas das matinês de sábado do Metropolitan Opera de Nova York são, na história do rádio, o programa de música clássica que está há mais tempo no ar sem interrupções. Esta temporada contará com a participação de muitos dos maiores cantores e regentes do mundo da ópera, em um repertório que abrange desde o classicismo até o século XX.
Na Cultura FM, as transmissões das matinês do Metropolitan acontecem há quase 20 anos, sempre uma semana depois das apresentações em Nova York, aos domingos, às 15h. A apresentação é do maestro Walter Lourenção.
REDES SOCIAIS