Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ken Howard/Metropolitan Opera
Foto: Ken Howard/Metropolitan Opera Uma cena de Roberto Devereux de Gaetano Donizetti

Neste domingo (dia 9), às 15h, a Cultura FM apresenta Roberto Devereux, ópera de Gaetano Donizetti, que foi transmitida originalmente pelo Metropolitan Opera House de Nova York no dia 16 de abril de 2016.

No elenco estão o tenor americano Matthew Polenzani, no papel título de Roberto Devereux, o conde de Essex; a soprano também americana, Sondra Radvanovsky, como Elisabetta, a rainha da Inglaterra; a mezzo-soprano letã, Elīna Garanča, como Sarah, a duquesa de Nottingham; e o barítono polonês Mariusz Kwiecien como o Duque de Nottingham. Coro e da Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York estão sob a regência de Maurizio Benini.

Roberto Devereux é a quinquagésima sétima ópera escrita por Donizetti – das setenta óperas compostas por ele. Seu libreto é de Salvadore Cammarano e é baseado na tragédia “Elisabeth d'Angleterre”, que foi escrita em 1829 por François Ancelot.

A ópera foi uma encomenda de Nápoles e Roberto Devereux estreou nesta cidade em 29 de outubro de 1837. A abertura escrita para a apresentação de Paris, no ano seguinte, em 1938, incorpora uma variante de God Save the Queen para as madeiras.

Apresentação: maestro Walter Lourenção.

Confira a programação completa da Temporada 2020-2021:
___________
Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.