Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto de Karen Almond / Met Opera.
Foto de Karen Almond / Met Opera. Rolando Villazón como Papageno em “A Flauta Mágica”, de Mozart.

A estreia mundial ocorreu em Viena, no ano de 1791. O enredo tem como estrutura um conto de fadas que se move livremente entre a comédia terrena e o misticismo nobre. Fábula ingênua e disparatada, A Flauta Mágica conta a história do príncipe Tamino, encarregado pela Rainha da Noite de libertar sua filha Pamina das garras de um suposto bruxo, Sarastro, o sumo-sacerdote do templo do Sol. Mozart compôs a ópera para um teatro localizado nos arredores de Viena com a clara intenção de atrair o público de todas as idades. A história é contada em um formato de singspiel caracterizado por números musicais separados e conectados pelo diálogo junto à ação cênica. Essa opção narrativa-melódica permite navegar pelos diversos humores, que vão do solene ao alegre em um diálogo lúdico entre orquestra e cantores. O libreto especifica o Egito como o local da ação. Esse país era tradicionalmente considerado como o lendário berço da fraternidade maçônica, cujos símbolos e rituais povoam a ópera. Algumas produções incluem motivos egípcios como um aceno exótico a essa ideia, mas a maioria opta por um ambiente mítico mais generalizado para transmitir o outro mundo que a partitura e o tom geral do trabalho exigem.

Um elenco de destaques se une para dar vida a uma versão reduzida da ópera de Mozart, toda ela cantada em inglês. Liderados pelo tenor Matthew Polenzani como o corajoso Tamino e a soprano Hera Hyesang Park como a virtuosa Pamina, o palco de Nova Iorque ainda recebe Rolando Villazón como o adorável Papageno, Kathryn Lewek como a temível Rainha da Noite e Morris Robinson como seu inimigo, o sábio Sarastro. Jane Glover está à frente do coro e orquestra do Metropolitan Opera House.

Metropolitan Opera
Domingo, dia 26, às 15h
Apresentação: Chico Carvalho

Confira a programação completa da Temporada 2021-2022:
https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/2021/12/08/20_nova-temporada-do-metropolitan-opera-estreia-na-cultura-fm.html

Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.