Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Evan Zimmerman / Met Opera.
Foto: Evan Zimmerman / Met Opera. Uma cena de "As Horas" de Kevin Puts.

O Metropolitan Opera House abre a temporada 2022-2023 de espetáculos com a estreia mundial da ópera As Horas, de Kevin Puts. O libreto é de Greg Pierce e é baseado no romance de 1998 de Michael Cunningham. O livro inspirou um filme homônimo lançado em 2003, com direção de Stephen Daldry, roteiro de David Hare e trilha sonora de Phillip Glass. No elenco, as atrizes Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman se revezam para contar as histórias de três mulheres de diferentes épocas e lugares cujas vidas se conectam de maneiras profundas. Na adaptação para o palco lírico, as mesmas personagens são interpretadas pelas sopranos Renée Fleming e Kelli O'Hara, e a mezzo-soprano Joyce DiDonato. Yannick Nezet-Seguin rege a Orquestra e o Coro do Metropolitan.

Michael Cunningham – autor do romance As Horas – foi ele próprio inspirado pela autora britânica Virginia Woolf - cujo título provisório para seu famoso romance Mrs. Dalloway era justamente "The Hours". A história é fascinante, entrelaçando os eventos de um único dia na vida de três mulheres diferentes através de gerações. No enredo a própria Virginia Woolf aparece como uma das personagens, ela é retratada no ano de 1923, enquanto escrevia Mrs. Dalloway, e duas outras personagens fictícias: Laura Brown, uma dona de casa de Los Angeles que está lendo Mrs. Dalloway em 1949; e Clarissa Vaughan, editora de livros de Nova York no final dos anos 1990 – uma vida que contém paralelos com o romance de Woolf. Aliás, todas essas três mulheres atualizam uma angústia existêncial semelhante: vivem as expectativas de cumprir obrigações e desempenhar papéis sociais de acordo com o que a sociedade espera que seja feito. Nota-se que em muitos aspectos a figura feminina dos dias de hoje parece, mais uma vez, espelhar esssa gama de sentimentos e cobranças.

As sopranos Renée Fleming e Kelli O'Hara, e a mezzo-soprano Joyce DiDonato, são acompanhadas de grande elenco. Yannick Nezet-Seguin rege a Orquestra e o Coro do Metropolitan.

Metropolitan Opera

Domingo, dia 18 de dezembro, às 15h

Apresentação: Chico Carvalho

Confira a programação completa da Temporada 2022-2023


Metropolitan Opera House

Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.