Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Arquivos do Met Opera.
Foto: Arquivos do Met Opera. Kiri Te Kanawa & Håkan Hagegård.

De acordo com o crítico Clóvis Marques, “O Morcego é uma das raras operetas, ao lado da Viúva alegre, de Franz Lehár (1905), a atravessar a fronteira algo artificial entre os dois gêneros, um supostamente mais ‘sério’ que o outro. A temática aparentemente frívola, sobre pano de fundo de comentário social e indiretas políticas, as melodias dançantes e o inconfundível perfume borbulhante da música e da orquestração a tornaram um sucesso universal. Mas essa presença constante nos palcos até hoje se deve também à riqueza dos subtextos de “O Morcego” e dos arquétipos com que mexe – arquétipos sociais e psicológicos da civilização burguesa ocidental, que favorecem ‘atualizações’ cênicas a cada vez que é montada”.

O libreto é de Carl Haffner e Richard Genée, baseado na peça “Le Réveillon”, de Henri Meilhac e Ludovic Halévy. A estreia aconteceu em Viena, em 5 de abril de 1874. 

No elenco, nomes de destaque como: Kiri Te Kanawa, Håkan Hagegård, Judith Blegen, Victoria Brasser e David Rendall.

Domingo, dia 21.04, às 15h
Apresentação: Chico Carvalho
Confira a programação completa da Temporada 2023-2024:

https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/

Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.