Modo grego - (Terceiro episódio) - Os Jogos
21/07/2024 14h00
Ouça o episódio completo:
Desde o final da Idade do Bronze, a era heroica referida por Homero, as demonstrações de habilidade atlética eram características comuns na vida da realeza e de outras elites políticas ou sociais. Pinturas murais minoicas e micênicas, cerâmicas pintadas e outras artes retratam saltos em touros, boxe, luta livre e corrida. Segundo a descrição de Homero, as competições atléticas eram organizadas como jogos fúnebres ou apresentações especiais em homenagem a um convidado, e acabaram se tornando uma instituição pan-helênica formalizada em Olímpia, controlada principalmente pela cidade vizinha de Elis, com os primeiros jogos datados de 776 AEC.
Muito antes dessa data, porém, já eram realizados ali eventos esportivos rituais durante o culto local a Zeus. Pélops foi considerado por muitos como o lendário fundador dos Jogos Olímpicos.
"Praticamente, para onde quer que se olhasse, os visitantes de Olímpia, se depararam com deuses, heróis, atletas vitoriosos e outras lembranças do AGON e NIKÉ, a deusa da vitória, que controlava a fama, proporcionando o sumo dulçor da glória, conectando o mundo dos mortais ao mundo dos deuses. O poeta Píndaro sugeriu em suas odes de vitória que o triunfo atlético representava a maior altura a que os mortais poderiam aspirar".
O programa Modo Grego une literatura e música numa Paisagem da Antiguidade Clássica. Em cada episódio uma narrativa mítica será abordada por meio de autores antigos e contemporâneos, helenistas e poetas, que nos ilustram sobre a maneira como os gregos encaravam certos aspectos do seu mundo. A música percorre o programa trazendo ao ouvinte a paisagem ideal e desejada.
Modo Grego Uma Paisagem da Antiguidade Clássica entre livros e música
Domingo, as 02h da tarde.
Apresentação e roteiro: Rodrigo Lopez
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar.
Supervisão: Chico Carvalho.
REDES SOCIAIS