Modo Grego

Modo grego - (Quarto episódio) - A Cura


28/07/2024 14h00

Ouça o episódio completo:


Por conta de seus poderes de cura, Asclépio foi muito cultuado: tinha templos importantes em diversos lugares na Grécia Antiga. Em Epidauro ficava o seu maior santuário, haviam "Asklepeions" em Corinto, na ilha de Milos, no porto de Zea no Pireu, na encosta sul da Acrópole de Atenas e os importantes santuários de Pérgamo e Kos, célebres na Antiguidade.

Como todos os grandes santuários pan-helênicos, o de Epidauro, ao mesmo tempo em que preenchia sua missão fundamental – trazer cura aos que vêm consultar o deus – tornava -se também um vasto local de encontro por ocasião das festas anuais.

"Quando o peregrino chegava ao santuário do deus da cura, onde é "proibido nascer e morrer", ele tinha que se apresentar ao sacerdote, ao asclepíade, que iria decidir se ele era digno de ser admitido, a proibição de pessoas em estado terminal e mulheres grávidas, (os dois extremos da linha da vida), tinha como objetivo proteger os suplicantes da mácula que essas duas travessias, tão próximas do mistério, representavam aos olhos dos gregos."

O programa Modo Grego une literatura e música numa Paisagem da Antiguidade Clássica. Em cada episódio uma narrativa mítica será abordada por meio de autores antigos e contemporâneos, helenistas e poetas, que nos ilustram sobre a maneira como os gregos encaravam certos aspectos do seu mundo. A música percorre o programa trazendo ao ouvinte a paisagem ideal e desejada.


Modo Grego Uma Paisagem da Antiguidade Clássica entre livros e música
Domingo
, as 02h da tarde.
Apresentação e roteiro: Rodrigo Lopez
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Estágio em Produção: Thomas Aguiar.
Supervisão: Chico Carvalho.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF investiga possível ataque hacker a sistemas do governo federal

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (24)

Mulher negra é morta por policial branco dentro de casa nos EUA

IR 2024: Receita Federal abre consulta ao terceiro lote; veja como fazer

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025