Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação jan-lisiecki-plays-glenn-goulds

Ouça o programa 'Mundo Sonoro' completo aqui:


No episódio de hoje vamos falar de um tipo de construção musical que tem o nome de fantasia, e vamos logo entender que o motivo para a utilização dessa palavra é bastante compreensível para nós, que tem sua origem na renascença.

Fantasia é um termo que surgiu antes das orquestras e dos tipos de música com os quais estamos familiarizados, descobrindo que existe uma forma de composição musical que atravessou os séculos e que a escolha desse nome se deu em função da liberdade a que os compositores se permitem ao transitar entre diferentes ideias musicais na criação destas obras.

Nós que falamos português temos uma vantagem quando nos aproximamos da terminologia habitual da música de concerto, porque muitas das palavras mais frequentes utilizadas ali vêm do italiano, uma língua próxima da nossa, como é o caso do termo fantasia.

Mundo Sonoro – uma viagem pelas formas e formatos da música clássica.
Apresentação: maestro Emiliano Patarra
Toda quinta, às 22 horas com reapresentação aos sábados, às 15 horas