Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:



Soubemos do falecimento do compositor norte-americano George Crumb no último dia 6, aos 92 anos.
E, neste programa, vamos ouvir e conversar um pouco sobre a obra deste que foi certamente um dos mais importantese expressivos criadores musicais na cena da segunda metade do século 20.
Seu nome completo era George Henry Crumb. Nasceu em Charleston, em West Virginia, em 24 de outubro de 1929. Estudou na Universidade de Illinois, com Eugene Weigel e depois, em Berlim, entre 1954 e 55 com Boris Blacher e na Universidade de Michigan, onde deu aulas de composição por mais de três décadas Crumb soube unir o rigor na composição com o estabelecimento de vínculos com temas extramusicais que atraíram fatias de público mais amplo. Por exemplo, em “Vox Balenae”, A Voz das Baleias, uma de suas composições mais famosas, de 1971, para flauta amplificada, violoncelo e piano.
    A peça foi criada a partir da audição de uma gravação que Crumb ouvira dois anos antes registrando cantos de baleias. Um de seus interesses permanentes era explorar a intersecção entre a natureza e o som.

Apresentação: João Marcos Coelho

Produção: Sonia Maria de Lutiis

Estagio em produção: João Pedro Pecin