Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra


Hans Werner Henze falecido em 2012, foi antes de tudo um criador musical independente. E isso lhe custou ódio e muito boicote das vanguardas radicais que dominaram a cena da música contemporânea entre o pós-segunda guerra mundial e os anos 1970. A ponto de, marxista e homossexual, se refugiar na Itália, onde viveu mais de 50 anos anos, a partir de 1953.

No programa de hoje um dos ciclos mais interessantes de Henze, “Árias e Noturnos”, baseado em versos da poeta austríaca Ingeborg Bachmann, que também escreveu livretos de duas de suas óperas.

Noturnos e Árias é de 1957, e alterna três peças instrumentais – os noturnos – com duas árias, Interpretadas pela excelente soprano Juliane Banse.

É uma obra importante na trajetória de Henze, porque marca seu afastamento da música dodecafônica e a adoção da música tonal, em uma postura mais conservadora.

Estreou no curso de Darmstadt, e ficou famosa a cena de Boulez, Luigi Nono e Stockhausen se levantarem ostensivamente tão logo soaram os primeiros compassos do Noturno.


Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em produção: João Pedro Pecin